A empreiteira de defesa norte-americana Kratos apresentou um contêiner para lançamento de seus drones de ataque de longo alcance, XQ-58A Valkyrie, informa o portal The Drive.
O Veículo Aéreo Não-Tripulado de Combate XQ-58A Valkyrie, desenvolvido pela companhia, é um drone de baixo custo que cabe dentro de um contêiner de transporte padrão e responde a uma tendência mundial crescente para este tipo de arma, tornando qualquer navio porta-contêineres em uma ameaça potencial e imprevisível.
O Sistema de Lançamento Móvel do XQ-58A Valkyrie foi exibido na convenção anual da Associação do Exército dos EUA, realizada de segunda-feira (14) a quarta-feira (16) em Washington.
Very cool to see the Kratos XQ-58A containerized launching system @AUSAorg #AUSA2019. First test vehicle flew three times for USAF before bad landing. Developed in partnership with @AFResearchLab. pic.twitter.com/rpPwNr9PnT
— James Drew (@StrikeWriter) October 16, 2019
Muito legal ver o sistema conteinerizado de lançamento do Kratos XQ-58A. O primeiro veículo de teste voou por três vezes para a Força Aérea dos Estados Unidos antes da má aterrissagem. Desenvolvido em parceria com a AF Research Lab.
A empresa de drones sediada na Califórnia desenvolveu o XQ-58A para o programa Demonstração de Ataque de Atrito de Baixo Custo (Low Cost Attritable Strike Demonstration) da Força Aérea dos EUA.
O drone fez seu primeiro voo em março de 2019, mas sofreu um acidente na semana passada no final do seu terceiro voo de ensaio.
O sistema de lançamento dos Valkyrie mostra o que parece ser um contêiner de transporte padrão ISO que contém um XQ-58A semidesmontado, com as asas separadas e colocadas nas paredes do contêiner. Os trilhos no piso permitem que o lançador deslize para fora do contêiner e, em seguida, incline o drone para cima para o lançamento.
O uso mais óbvio para este novo sistema conteinerizado seria "aproveitar os caminhões militares existentes capazes de transportar contêineres, especialmente os que têm sistemas para cargas paletizadas ou equipamentos similares que permitam uma rápida carga e descarga", sugere o portal.
"Isto poderia permitir à tripulação montar rapidamente locais de lançamento de XQ-58A, mesmo em locais muito austeros e sem qualquer infraestrutura de aeródromo, e embalá-los com a mesma rapidez para evitar contra-ataques inimigos", resume ele.