O momento flagra uma grande batalha celestial, que abrange bilhões de quilômetros e com forças gravitacionais enormes geradas por uma galáxia vizinha.
Essa força de gravidade teria torcido os braços de uma galáxia espiral, gerando explosões estelares, conforme cita o tabloide Daily Mail.
A NGC 7714 é uma galáxia espiral localizada a 100 milhões de anos-luz da Terra, o que a torna um vizinho próximo em termos astronômicos. Além disso, a NGC 7714 tem uma má relação com a vizinha NGC 7715, que é uma galáxia menor.
Rudy Pohl, um astrofotógrafo amador, ganhou seu segundo prêmio NASA Astronomy Picture of the Day (APOD) por ter atribuído diferentes cores a uma fotografia "granulada" captada pelo telescópio Hubble.
Galactic battle captured as Hubble spots a galaxy being torn aparthttps://t.co/cwcFNQmtJ4
— GOOD TO SEO (@GOOD_TO_SEO) October 19, 2019
The NGC 7714 galaxy also known ... pic.twitter.com/9guPQhURMN
Batalha galáctica capturada pelo telescópio Hubble, enquanto uma galáxia é destruída.
A foto mostra o momento em que as duas galáxias colidem entre 100 e 200 milhões de anos atrás, quando começaram sua transformação, fazendo com que surgissem um anel e duas longas caudas de estrelas, criando uma conexão entre as duas galáxias.
Essa conexão funcionaria como um duto, que canaliza materiais da galáxia menor para sua vizinha, alimentando a formação estelar concentrada no centro galáctico brilhante.
A galáxia NGC 7714 foi descoberta pelo astrônomo John Herschel em 18 de setembro de 1830.