A agência de notícias AP informa que os historiadores realizaram pesquisas a centenas de quilômetros das ilhas de Midway, pertencentes aos EUA, a bordo de um navio de pesquisa e conseguiram encontrar um navio japonês da Segunda Guerra Mundial afundado pelos norte-americanos.
Trata-se do porta-aviões Kaga, que participou do ataque a Pearl Harbor e foi afundado pelos estadunidenses durante a batalha de Midway, no dia 4 de junho de 1942.
Um pedaço da embarcação afundada já tinha sido localizado no ano de 1999, mas foi apenas na semana passada que os investigadores encontraram os seus restos. Foram recebidos alguns dados de sonar e depois foram usados robôs submarinos para pesquisar e fazer vídeos do descobrimento. Comparando as imagens obtidas com os documentos históricos, foi possível confirmar que o navio encontrado é o porta-aviões japonês.
"Lemos sobre as batalhas, sabemos o que se passou. Mas quando se vê estes restos no fundo do oceano, se tem uma ideia do custo real da guerra", expressou Frank Thompson, um dos historiadores que participou da pesquisa a bordo do navio Petrel, que explora as águas profundas em busca de naufrágios.
Até agora os pesquisadores só localizaram um dos sete barcos, cinco japoneses e dois estadunidenses, que foram afundados nessa área durante a batalha aérea e naval.
Agora a tripulação do Petrel espera encontrar todos os outros pedaços de navios dessa batalha para poder os examinar e adicionar novos detalhes aos dados sobre a história da Segunda Guerra Mundial.