Mark Esper disse que os militares norte-americanos continuarão a campanha contra a organização terrorista Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países) para "ajudar a proteger o Iraque".
"A retirada dos EUA continua rapidamente a partir do nordeste da Síria [...] estamos falando de semanas e não de dias […] O plano de ações atual é deslocar essas forças para o oeste do Iraque", disse o chefe do Pentágono, citado pela agência de notícias Reuters.
No dia 7 de outubro, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os EUA começariam a retirar as tropas do noroeste da Síria. No dia 13 de outubro, o chefe do Pentágono declarou que os EUA retirariam cerca de mil militares da Síria.
Fonte de Paz
No dia 9 de outubro, a Turquia anunciou o início da operação Fonte de Paz no norte da Síria, que começou com ataques aéreos contra as posições curdas. O objetivo da operação é a criação de uma zona de segurança na fronteira entre a Síria e a Turquia.
O governo sírio de Bashar Assad condenou a política de ocupação da Turquia no nordeste da Síria. A Rússia afirmou que a Turquia deve evitar ações que possam dificultar a resolução do conflito sírio, que continua desde 2011.