Anteriormente, o diretor da Agência Espacial iraniana, Morteza Barari, declarou que o Irã planeja iniciar negociações com a Rússia sobre envio de astronauta iraniano para a Estação Espacial Internacional.
No entanto, o diretor do Instituto de Política Espacial da Rússia, Ivan Moiseev, acredita que os Estados Unidos não vão deixar que um astronauta iraniano voe para EEI, e sugere que o envio de um astronauta em voo automático organizado independentemente pela Rússia sem acoplagem à Estação Espacial Internacional seja possível.
"A princípio, se decidíssemos simplesmente dar uma volta em uma Soyuz sem acoplagem à EEI, não haveria reclamações formais para Rússia. Mas um voo como esse custaria caro ao Irã. Um voo para EEI [com astronauta iraniano] está praticamente excluído. Na fase de apenas conversações a este respeito, o lado americano advertirá sobre a inadmissibilidade do voo. Trump não vai permitir", afirmou Moiseev.
Anteriormente, o ministro das Comunicações e Tecnologia de Informação do Irã, Javad Azari-Jahromi, declarou que o Irã pretende enviar um astronauta ao espaço, e que, para isso, necessitaria ajuda de outros países.
Oriente Médio no espaço
Anteriormente, a Roscosmos e a Agência Espacial da Arábia Saudita assinaram um acordo no âmbito da visita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a possibilidade de lançar um astronauta saudita à EEI.
Além da Arábia Saudita, a Roscosmos está negociando com outros países do mundo árabe. Um astronauta dos Emirados Árabes Unidos, Hazza Al Mansoori, viajou recentemente para a EEI em uma espaçonave russa Soyuz.
Após a expedição curta, está previsto discutir a possibilidade de um voo espacial longo de astronauta dos EAU. Estão também em curso negociações sobre um voo espacial com Bahrein e Turquia.