Meteorito raro colocado à venda em Paris será adjudicado por soma recorde? (FOTOS)

© Sputnik / Pavel Lisitsyn / Acessar o banco de imagensFragmento do meteorito de Chelyabinsk que caiu na Rússia em 15 de fevereiro de 2013
Fragmento do meteorito de Chelyabinsk que caiu na Rússia em 15 de fevereiro de 2013 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um fragmento de asteroide de tamanho impressionante. descoberto há 9 anos por um francês, está hoje estimado entre 80.000 e 100.000 euros (entre R$ 369.000 e 461.253).

Os analistas preveem que ele será adjudicado no hotel Drouot, em Paris, por um preço muito mais elevado.

O meteorito, descoberto em 2010 na floresta pública de Mont-Dieu, no departamento de Ardenas, será colocado à venda em leilão esta segunda-feira (21) no hotel Drouot, em Paris. Ele será posto à venda por ocasião do 50º aniversário da missão espacial Apollo 11, informa o jornal francês Le Parisien.

Descoberto em Ardenas, um raro meteorito à venda em Drouot

"É comovente, é um objeto incrível que atravessou o espaço. Tem uma crosta bonita tons de terra", confiou Luc Labenne, especialista da venda, citado pelo jornal.

"Por si só, ela alterou a jurisprudência em termos de achado. O prefeito considerou que era propriedade do Estado. Mas o descobridor foi finalmente reconhecido como único proprietário e o prefeito teve de restituir o objeto", conta a leiloeira da venda, Christophe Lucien.

Uma 'estrela'

A massa do objeto ultrapassa a dos outros deste tipo descobertos nos últimos anos. Trata-se de um fragmento de asteroide de 364 quilogramas. "É o quarto maior meteorito descoberto na França", precisa Labenne, igualmente caçador de meteoritos.

O achado esteve exposto no planetário de Belfort durante alguns anos até junho. "Esse bloco de rocha se tornou a estrela do planetário", afirmou ele.

​Encontrado em Ardenas, um meteorito de 360 kg aterrissou em Belfort

Este asteroide popular é avaliado hoje entre 80.000 e 100.000 euros (entre R$ 369.000 e 462.000). No entanto, seu preço de venda pode ultrapassar as estimativas por que os colecionadores "adoram este gênero de achados insólitos", adiciona Le Parisien.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала