Os analistas preveem que ele será adjudicado no hotel Drouot, em Paris, por um preço muito mais elevado.
O meteorito, descoberto em 2010 na floresta pública de Mont-Dieu, no departamento de Ardenas, será colocado à venda em leilão esta segunda-feira (21) no hotel Drouot, em Paris. Ele será posto à venda por ocasião do 50º aniversário da missão espacial Apollo 11, informa o jornal francês Le Parisien.
via @PerilofAfrica Découverte dans les Ardennes, une rare météorite en vente à Drouot https://t.co/hWrSrqF2Zc pic.twitter.com/hlsrsTehVh
— MarthaLeah Nangalama (@mlnangalama) October 20, 2019
Descoberto em Ardenas, um raro meteorito à venda em Drouot
"É comovente, é um objeto incrível que atravessou o espaço. Tem uma crosta bonita tons de terra", confiou Luc Labenne, especialista da venda, citado pelo jornal.
"Por si só, ela alterou a jurisprudência em termos de achado. O prefeito considerou que era propriedade do Estado. Mas o descobridor foi finalmente reconhecido como único proprietário e o prefeito teve de restituir o objeto", conta a leiloeira da venda, Christophe Lucien.
Uma 'estrela'
A massa do objeto ultrapassa a dos outros deste tipo descobertos nos últimos anos. Trata-se de um fragmento de asteroide de 364 quilogramas. "É o quarto maior meteorito descoberto na França", precisa Labenne, igualmente caçador de meteoritos.
O achado esteve exposto no planetário de Belfort durante alguns anos até junho. "Esse bloco de rocha se tornou a estrela do planetário", afirmou ele.
Trouvée dans les #Ardennes, une météorite de 360 kg atterrit à #Belfort @lestrepublicain http://t.co/ZBG7bNORz2 pic.twitter.com/HpdkgtdFon
— Jean-Claude Roussel (@jcr_pro) June 22, 2015
Encontrado em Ardenas, um meteorito de 360 kg aterrissou em Belfort
Este asteroide popular é avaliado hoje entre 80.000 e 100.000 euros (entre R$ 369.000 e 462.000). No entanto, seu preço de venda pode ultrapassar as estimativas por que os colecionadores "adoram este gênero de achados insólitos", adiciona Le Parisien.