A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou uma sessão extraordinária para discutir a a situação da Bolívia com o seu conselho permanente nesta quarta-feira (23).
"A sessão é convocada a pedido das missões permanentes de Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Venezuela com o propósito de considerar 'A situação na Bolívia'", informou a OEA em um comunicado divulgado nesta terça (22).
O Conselho Permanente da OEA reúne os embaixadores dos 34 países-membros da organização. A reunião será realizada em Washington.
#OEAenBolivia
— OEA - Brasil (@OEA_BR) October 22, 2019
AMANHÃ | Conselho Permanente da OEA analisará a situação na #Bolivia
📅 23 de outubro
📍Sede #OEA
ℹ Mais info: https://t.co/iaiMZFp52n pic.twitter.com/FdUviWdwvy
Após uma controversa eleição em que a transmissão da apuração dos votos foi interrompida na noite de domingo (20), Evo Morales conquistou 46,86% dos votos, o que garantiria a vitória no primeiro turno contra o seu opositor Carlos Mesa, que obteve 36,74%. O resultado não foi reconhecido pela oposição, que acusou as autoridades eleitorais de "fraude".
Na última segunda-feira, a OEA pediu explicações ao Tribunal Supremo Eleitoral boliviano sobre a interrupção da transmissão dos resultados preliminares na noite de anterior. A Missão de Observação Eleitoral contou com 92 observadores e acompanhou as eleições na Bolívia e o processo de publicação de resultados.