O caos tomou conta de Barcelona depois que o Supremo Tribunal espanhol proferiu sentenças de prisão para os políticos envolvidos no referendo sobre a independência catalã de 2017. Sandra Kisterna surgiu em meio ao fogo e à destruição de propriedade no sábado (19) para dançar twerk e fazer uma declaração sobre a situação, compartilhando a gravação no Instagram.
[…] Primeiro que tudo eu gostaria de esclarecer que isto NÃO É QUALQUER tipo de zombaria e muito menos quero OFENDER as pessoas que saem para lutar pelos seus direitos.
Dito isto, este é o MEU MODO DE EXPRESSÃO DO MEU PROTESTO! Estou ciente de que nem todas as pessoas vai aceitá-lo bem, mas eu tenho LIBERDADE DE EXPRESSÃO como TODOS!
Há pessoas que se manifestam saindo à rua com violência e eu não participo disso. O que eu vi ontem à noite em Barcelona foi devastador, minha amada cidade arruinada, onde apenas o caos reinava […] Tendo esclarecido tudo isto, só me resta dizer para vocês que, por favor, continuemos lutando, mas sem tanta violência, porque estamos destruindo NOSSA CIDADE.
Sandra Kisterna tem uma conta no Instagram onde dá aulas de twerk.
No entanto, apesar da popularidade do vídeo, com visualizações pairando em torno da marca de meio milhão, muitas pessoas a criticaram exatamente pela abordagem que ela adotou.
"Isso não é um 'protesto' na minha opinião. É tirar vantagem de uma situação em que as pessoas estão sendo atingidas na cabeça com cassetetes em nossas ruas. Reclame a liberdade de expressão o quanto você quiser, mas eu só vejo você usando a situação como uma desculpa para ganhar fama", escreveu um usuário.
Os protestos atuais resultaram em pelo menos 600 feridos, aproximadamente 200 detidos e se estima que tenham custado € 2,5 milhões de euros (R$ 11,4 milhões) em danos, de acordo com o relato do tabloide The Daily Mail.