O líder bolivariano pediu à Superintendência Nacional de Criptoativos (Sunacrip), ao Banco Central da Venezuela e à vice-presidência de Economia para iniciar o processo.
"Passamos a converter os petros economizados em bolívares em petros em moeda estrangeira para comprar em qualquer empresa ou estabelecimento comercial", disse Maduro nesta terça-feira (22).
"Este é o primeiro teste que vamos fazer para colocar o petro em moedas conversíveis, o petro internacional nas mãos do povo, começamos com os detentores de poupanças. É um prêmio porque eles mostraram confiança no petro. A confiança se paga com prêmio", enfatizou.
#ANUNCIO 📹 | "A partir de hoy a través de la Sunacrip, del BCV y la vicepresidencia de Economía se procede a convertir los petros ahorrados en bolívares en petros convertibles en divisas para comprar en cualquier empresa o comercio”, informó @NicolasMaduro pic.twitter.com/o1I7nCFnga
— Prensa Presidencial (@PresidencialVen) October 22, 2019
"A partir de hoje, através da Sunacrip, do Banco Central da Venezuela e da vice-presidência de Economia, passamos a converter os petros economizados em bolívares em petros em moeda estrangeira para comprar em qualquer empresa ou estabelecimento comercial", disse Maduro, disse Nicolás Maduro
Maduro também mostrou grande interesse em assinar um acordo de cooperação humanitária com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
"Ratifico a minha intenção de que o Programa Alimentar Mundial da FAO chegue à Venezuela. Estou pronto para assinar. Não sei por que demora tanto tempo", comentou.
Crise econômica
O petro é uma criptomoneda venezuelana apoiada por reservas de vários recursos naturais, como petróleo, ouro, diamantes e gás.
No dia 29 de outubro começou a venda da criptomoeda na Venezuela como forma de incentivar a poupança em tempos de crise econômica. Tal ação visa proteger a renda dos empregados contra a crise econômica e os preços especulativos, informou Maduro previamente.