Os fósseis foram encontrados por uma equipe internacional de cientistas, que confirmaram que se trata de um dos primeiros vertebrados quadrúpedes, além disso, os cientistas conseguiram recriar o crânio e grande parte do esqueleto do animal, segundo artigo publicado pela revista Nature.
Morphology of the earliest reconstructable tetrapod Parmastega aelidae https://t.co/d57JkPyhxW pic.twitter.com/jmojvFryOR
— Francis Villatoro (@emulenews) October 23, 2019
Morfologia do primeiro vertebrado reconstrutível Parmastega aelidae.
A descoberta é composta por 183 ossos pertencente a 132 espécimes com 372 milhões de anos, que foram encontrado na cidade russa de Ukhta, na República de Komi.
Os fósseis "perfeitamente conservados" permitiram uma reconstrução completa do vertebrado, segundo comunicado da filial local do Instituto de Geologia da Academia de Ciências da Rússia.
Early tetrapods had an eye on the land. Fossil finds that can provide clues about how aquatic vertebrates evolved into land dwellers are elusive. But a newly discovered species of tetrapod provides some crucial missing evidence. https://t.co/dzjV7c1ep0 cc @cienciabrujula pic.twitter.com/ARLDBRUeiq
— Francis Villatoro (@emulenews) October 23, 2019
Os primeiros vertebrados estavam de olho na terra. Os fósseis que podem fornecer pistas sobre como os vertebrados aquáticos evoluíram para animais terrestres são pouco conclusivos. Mas uma espécie de quadrúpede recém-descoberta fornece algumas das evidências cruciais que faltavam.
O Parmastega aelidae teria uma cabeça de aproximadamente 27 centímetros de comprimento e seria muito semelhante aos atuais jacarés, apesar de possuir muitas características dos peixes.
Devido às suas débeis extremidades de cartilagem , o animal não se aproximava da superfície, o que indica que ele não teria sido ancestral do homem.