O anúncio foi dado pelo o serviço de imprensa do Comando Central e do Comando de Ataque Global da Força Aérea dos EUA.
LONG DISTANCE DELIVERY | B-1B Lancers land @ Prince Sultan AB Saudi Arabia from Ellsworth AFB SD. The B-1B is a long-range strategic bomber able to strike any adversary at any location on the globe. This demonstrates PSAB’s ability to conduct combat ops.@USAFCENT pic.twitter.com/pHStQ4OIsp
— U.S. Central Command (@CENTCOM) October 25, 2019
Entrega de longa distância; B-1B Lancers aterrissam na Base Aérea Prince Sultan na Arábia Saudita desde a Base Aérea de Ellsworth SD. O B-1B é um bombardeiro estratégico de longo alcance capaz de atacar qualquer adversário em qualquer ponto do globo. Isto demonstra a capacidade da Base Aérea Prince Sultan de conduzir operações de combate
O Departamento de Defesa dos EUA anunciou no dia 11 de outubro que Washington enviaria para a Arábia Saudita mais 3.000 soldados, dois sistemas de mísseis antiaéreos Patriot e um sistema de defesa antimíssil THAAD.
A decisão foi tomada pela administração do presidente dos EUA, Donald Trump, após os ataques a duas refinarias da petroleira Saudi Aramco em 14 de setembro, que resultaram na diminuição temporária e acentuada da produção petrolífera do reino.
O movimento rebelde iemenita Houthi reivindicou a responsabilidade pelo ataque. Riad culpou o Irã pelo incidente, mas Teerã negou as alegações.