Estima-se que de duas a três unidades de cada modelo deverão ser adquiridas em contratos que devem ser assinados até o final do ano.
Conforme publicou o site americano Military.com, as aeronaves A-29 Super Tucano serão destinadas para o treinamento de pilotos de países aliados dos EUA.
O objetivo é capacitar melhor os pilotos a combater grupos extremistas em seus países, realizando ataques aéreos com aeronaves leves.
"Nosso foco está em como uma aeronave leve de ataque pode ajudar nossos aliados e parceiros a enfrentar o extremismo e a conduzir operações em seus territórios", disse o chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, o general David Goldfein, em declaração pública.
As Forças Armadas americana já fizeram um pedido oficial ao subcomitê de Aquisições de Defesa do Senado.
Além disso, de acordo com o site, oficiais da Força Aérea dos EUA disseram que a aeronave é uma das melhores opções para atender as necessidades de ataque aéreo leve do país.
A-29 Super Tucano
O Super Tucano é uma aeronave originalmente brasileira, sendo desenvolvida e fabricada pela Embraer desde a década de 1990.
A aeronave pode realizar ataques contra posições terrestres e derrubar aeronaves inimigas.
Atualmente, além do Brasil, diversos países na África, América do Sul, Ásia e Estados Unidos possuem unidades do modelo.