Como indica o canal de televisão NHK, considera-se que o porta-aviões St. Lo dos EUA tenha sido a primeira vítima de um ataque kamikaze japonês durante a Segunda Guerra Mundial.
RV Petrel odkrył kolejny wrak.
— D☢️n Imba🇵🇱🏁🇪🇺 (@don_imba) October 14, 2019
Tym razem lotniskowiec eskortowy USS "St. Lo" zatopiony przez pojedyńczego kamikaze z podwieszoną bombą. pic.twitter.com/Bgf4ZGrACf
RV Petrel encontrou novos destroços.
Desta vez, são do porta-aviões St. Lo dos EUA afundado por kamikaze japonês em um avião com bomba fixada
Pesquisadores acharam os destroços do porta-aviões no mar das Filipinas em maio deste ano, mas só agora um vídeo da pesquisa, filmado por um submarino não tripulado, foi publicado pela empresa do falecido cofundador da Microsoft Paul Allen, Vulcan Inc.
The carrier became the first major warship sunk by kamikaze attack, exploding and burning and sinking after half an hour. 143 US sailors were killed. The R/V #PETREL discovered ST LO's wreck earlier this year, yielding more amazing imagery. https://t.co/oQvTvQfytk pic.twitter.com/E8cOhqlpQe
— Chris Cavas (@CavasShips) October 26, 2019
Este navio foi o primeiro grande navio de guerra a ser afundado em um ataque kamikaze, vindo a explodir, queimar e afundar em 30 minutos. 143 marinheiros americanos morreram. Naufrágio do St. Lo foi descoberto antes neste ano, e foram produzidas imagens surpreendentes
O vídeo mostra o navio que está no fundo do mar, com inscrições que indicam vários compartimentos e vestígios intactos de tinta de camuflagem.
Ataque no golfo de Leyte
O porta-aviões St. Lo, de 7.800 toneladas, foi atacado em 25 de outubro de 1944 por um kamikaze japonês no leste do golfo de Leyte. Um avião de Seki se desintegrou no convés do porta-aviões, causando uma série de explosões no navio de 156 metros.
Em 30 minutos, o incêndio atingiu o paiol principal e a embarcação sofreu uma explosão catastrófica, indo a pique. Um único piloto japonês matou 143 norte-americanos.