Os carros dos bombeiros da base aérea foram colocados em posição de prontidão para fazer a saudação antes da chegada do caça furtivo norte-americano.
Entretanto, os bombeiros tinham anteriormente estado envolvidos em uma emergência com um F-16 Viper, esquecendo de substituir a espuma corrosiva pela água que devia ser usada na cerimônia.
O caça F-35 apareceu bem na hora na Base Aérea de Leeuwarden, aterrissando logo após fazer uma volta em torno da base apenas para ser coberto por espuma corrosiva, escreve The Drive.
Schuim! En ja de bijtende stoffen daarin zal de straalmotor & stealth laag niet goed doen! Hoeveel miljoen bedraagt de schade? @MinBijleveld #F35naarNL #F35 @geenstijl @PowNed pic.twitter.com/Znb0vlMJJm
— Reinoud (@reinoudoelen) October 31, 2019
Assim que a aeronave foi levada para o hangar, alguma da espuma entrou para dentro dos motores do avião, porém, não foram reportados quaisquer efeitos duradouros na funcionalidade dos motores em incidentes anteriores envolvendo exposição à espuma de combate a incêndios de aeronaves militares.
Contudo, sabe-se que o caça furtivo F-35A tem um revestimento antirradar altamente sensível na camada externa, o qual poderia ter ficado danificado pela espuma.
Na mídia estadunidense apareceram anteriormente várias fotos que revelaram problemas no revestimento antirradar dos caças de 5ª geração F-22 dos EUA.