A declaração do professor é baseada nos últimos testes de mísseis da Coreia do Norte.
"Isto [o lançador de mísseis] parece ter 600 milímetros de diâmetro [calibre]. Caso tal seja confirmado, ele não teria precedentes no mundo", disse Kim Dong-yup, especialista militar da Universidade de Kyungnam, Coreia do Sul.
Por sua vez, a mídia estatal norte-coreana disse que seu país tinha criado "o maior lançador de mísseis de nossa produção", conforme informou a agência sul-coreana Yonhap.
Ainda segundo o professor, o armamento deverá fazer parte do arsenal do país em pouco tempo. Os testes, ao que tudo indica, foram bem-sucedidos, o que permitiria a produção em série do novo equipamento.
"Depois do teste bem-sucedido na região oeste do país, a Coreia do Norte deverá pôr [o lançador] em operação em um futuro próximo", afirmou Dong-yup.
Sequência dos testes
Conforme divulgou a Yonhap, os testes de mísseis norte-coreanos aparentam ter uma sequência pré-definida.
Assim que um míssil está pronto para ser testado, o mesmo é disparado em direção ao mar. Caso esta primeira fase seja bem-sucedida, outro teste é feito em que o projétil atravessa o território do país.
No entanto, no caso do lançador de mísseis, cujo nome ainda não foi divulgado, deverá haver um novo teste, visto que até o momento, o armamento, capaz de disparar quatro mísseis simultaneamente, ainda não passou pela segunda fase.
"Para se tornar operacional, a Coreia do Norte vai precisar disparar quatro mísseis de uma vez só, assim como foi designado o armamento", teria dito para a Yonhap uma fonte militar sul-coreana.