Coreia do Norte poderia ter criado lançador de mísseis 'sem igual' no mundo, diz especialista

© AFP 2023 / Ed JonesMísseis balísticos norte-coreanos Musudan durante parada militar em Pyongyang (imagem referencial)
Mísseis balísticos norte-coreanos Musudan durante parada militar em Pyongyang (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Após último teste de mísseis na quinta-feira (31), Kim Dong-yup, especialista militar sul-coreano, disse que o Norte pode ter desenvolvido um lançador de mísseis sem análogos no mundo, com calibre de 600 mm.

A declaração do professor é baseada nos últimos testes de mísseis da Coreia do Norte.

"Isto [o lançador de mísseis] parece ter 600 milímetros de diâmetro [calibre]. Caso tal seja confirmado, ele não teria precedentes no mundo", disse Kim Dong-yup, especialista militar da Universidade de Kyungnam, Coreia do Sul.

Por sua vez, a mídia estatal norte-coreana disse que seu país tinha criado "o maior lançador de mísseis de nossa produção", conforme informou a agência sul-coreana Yonhap.

Ainda segundo o professor, o armamento deverá fazer parte do arsenal do país em pouco tempo. Os testes, ao que tudo indica, foram bem-sucedidos, o que permitiria a produção em série do novo equipamento.

"Depois do teste bem-sucedido na região oeste do país, a Coreia do Norte deverá pôr [o lançador] em operação em um futuro próximo", afirmou Dong-yup.

Sequência dos testes

Conforme divulgou a Yonhap, os testes de mísseis norte-coreanos aparentam ter uma sequência pré-definida.

Assim que um míssil está pronto para ser testado, o mesmo é disparado em direção ao mar. Caso esta primeira fase seja bem-sucedida, outro teste é feito em que o projétil atravessa o território do país.

No entanto, no caso do lançador de mísseis, cujo nome ainda não foi divulgado, deverá haver um novo teste, visto que até o momento, o armamento, capaz de disparar quatro mísseis simultaneamente, ainda não passou pela segunda fase.

"Para se tornar operacional, a Coreia do Norte vai precisar disparar quatro mísseis de uma vez só, assim como foi designado o armamento", teria dito para a Yonhap uma fonte militar sul-coreana.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала