Moradores da capital irlandesa, Dublin, estão tendo que se acostumar a uma praga da aranha venenosa falsa-viúva-negra, que está aterrorizando a cidade.
Veterinários da região sul da cidade receberam dono e cão, ambos picados pelo aracnídeo praticamente no mesmo local.
A picada da falsa-viúva-negra não mata, mas é extremamente dolorosa e causa inchamento significativo. Em muitos casos, o tratamento demanda até duas semanas de antibiótico.
"Nos últimos anos, as falsas-viúvas-negras adotaram a Irlanda como a sua casa", explicou a clínica veterinária que atendeu as vítimas. "Elas são venenosas e sua picada pode ser extremamente dolorosa."
Praga assustadora
Apesar de as aranhas terem se tornado muito frequentes na capital irlandesa, os moradores ainda se sentem assustados.
Uma mulher conta que "uma delas pulou em mim dentro da minha casa, depois ficou balançando, pendurada em um fio de teia [...] aterrorizante!".
Aracnídeos desta espécie têm uma tendência a morder. Os moradores são picados com uma frequência anormal:
"Fui picada por uma. Dói muito e dura semanas", disse um homem.
Outro morador alertou para ter muito cuidado, pois ele foi mordido por uma enquanto estava dormindo, adicionando que a picada infeccionou e teve que tomar antibiótico por duas semanas.
Os sintomas da picada de falsa-viúva-negra são coceira, inflamação e irritação na pele. Em casos raros, reações alérgicas sérias podem acompanhar o quadro.