Airbus revelou uma série de imagens impressionantes do seu programa secreto de veículo furtivo não tripulado de combate LOUT (Low Observable UAV Testbed ou drone de testes de baixa visibilidade) no encontro informativo anual na terça-feira (5) em Manching, no sul da Alemanha, de acordo com o portal de defesa The Aviationist.
Este demonstrador de tecnologias foi projetado para oferecer furtividade à detecção visual, acústica, de radar e infravermelho contra ameaças terrestres.
During the 2019 edition of its Trade Media Briefing, @AirbusDefence unveiled the existence of its “Low Observable UAV Testbed”, or #LOUT, secretly contracted by #Germany in 2010. https://t.co/8eX73ZdJc9
— AeroTime News (@AviationNews) November 6, 2019
Durante a edição de 2019 do seu Trade Media Briefing, a Airbus Defence revelou a existência do seu Low Observable UAV Testbed, ou LOUT, secretamente contratado pela Alemanha em 2010.
Apresentado a jornalistas em uma câmara anecoica (uma sala concebida para absorver reflexos produzidos por ondas acústicas ou eletromagnéticas), o o drone de testes de baixa visibilidade LOUT foi criado para ser um veículo furtivo com forma de diamante, medindo 12 por 12 metros (aproximadamente o mesmo tamanho que o demonstrador de drones Taranis, desenvolvido pela empresa britânica BAE Systems) e pesando 4 toneladas.
Falando da apresentação, que continua sendo um programa classificado para o governo alemão, Mario Hertzog, gerente do projeto LOUT e chefe dos demonstradores alemães de Baixa Observabilidade (LO), destacou que a empresa vem executando este programa em completo sigilo há uma década por encomenda de Berlim.
Para além da sua invisibilidade, a aeronave dispõe de um compartimento de armas interno para reduzir sua visibilidade, bem como de tecnologias de arrefecimento estrutural e de espaços minimizados entre superfícies e revestimentos.