"Ovos" esquisitos de vários tamanhos foram fotografados por Risto Mattila durante um passeio pela praia Marjaniemi, em Ostrobothnia. As fotos se tornaram um sucesso no Instagram.
Mar de bolas de neve. Lumipallomeri. 3.11.2019. Hailuoto. Marjaniemi, Finlândia.
O finlandês admitiu nunca ter visto nada parecido com blocos de gelo ovais em 25 anos morando na região balneária.
"Minha esposa e eu ficamos maravilhados com o notável fenômeno natural. Como eu tinha uma câmera comigo, decidi preservar esta visão incomum para a posteridade", revelou Mattila à emissora nacional Yle.
Fotos das estranhas formações, publicadas posteriormente pela emissora Yle, deixaram finlandeses mistificados e tentando entender como os blocos ovais de gelo poderiam ter surgido. Alguns partiram para o cômico, e sugeriram se tratar de ovos "órfãos" sem galinha.
Nada sobrenatural?
O especialista em gelo Jouni Vainio, do Instituto Finlandês de Meteorologia, explicou que, embora raros, os "ovos de gelo" têm uma explicação perfeitamente científica.
Para aparecer, eles requerem uma combinação raramente vista de ar quase gelado e condições de água.
Посмотреть эту публикацию в Instagram
Os "ovos" são formados em torno de uma minúscula partícula que gira no frígido fluxo e refluxo, como um floco de neve, uma pequena pedra ou mesmo um pedaço de flutuador, com o gelo crescendo lentamente em torno dele e sendo polido pelo movimento de vaivém da água. A quantidade certa de vento é fundamental.
"Muito vento impediria que a bola se formasse. Por outro lado, se calma, a água congelaria na praia em uma camada uniforme", continuou Vainio.
Ele também ressaltou que Mattila teve sorte em encontrar os ovos, pois eles tendem a aparecer apenas por um curto período de tempo, seja derretendo ou congestionando em um grande pedaço de gelo, onde os objetos não são mais discerníveis.