Trata-se do Slon (que em russo se traduz como Elefante), capaz de transportar uma carga útil de 180 toneladas – 60 a mais que seu antecessor – em distâncias de até sete mil quilômetros e a uma velocidade de 850 quilômetros por hora.
O Instituto Aerohidrodinâmico Central Zhukovsky (TsAGI, por suas siglas em russo), o maior centro tecnológico da indústria aeroespacial russa, está trabalhando no design do Slon e até mesmo revelou um modelo metálico em escala.
O modelo, de 1,75 metros de envergadura e 120 quilos, será submetido a diversas provas aerodinâmicas nos próximos meses para verificar as especificações técnicas de voo esperadas.
"O que deu mais trabalho foi a asa, que se diferencia por sua complexa forma espacial para garantir alto desempenho aerodinâmico nos modos de cruzeiro", indicou Andrei Sidorov, subdiretor do departamento tecnológico de produção experimental do TsAGI.
Várias aeronaves têm superado em capacidade o An-124 Ruslan desde sua comercialização na década de 1980, mas outro Antonov, o An-225 Mriya, que é uma versão ampliada do An-124, se mantém como o maior dos aviões hoje em operação no mundo e o único a ter superado as 250 toneladas de transporte de carga.
Segundo se reportou no ano anterior, o substituto do Antonov foi incluído no programa estatal de armamentos para 2027 e pretende converter-se na aeronave de transporte pesada de maior carga útil do mundo.