Ao avistar o réptil, a população decidiu acionar o Ibama para capturá-lo. Chegando ao local, os agentes do Ibama trabalharam rapidamente e capturaram o animal utilizando uma corda, segundo o Seu Jornal.
De acordo com o tenente Marco Antônio, a presença do réptil não é algo novo na região, já que os répteis costumam sair da lagoa para procurar alimento. Entretanto, Antônio desconfia que, desta vez, o réptil tenha saído de outro local.
"A gente desconfia que alguém deixa alimentos para ele buscar. Não é todo dia que ele sai, mas é comum. Mas desta vez alguém trocou ele de lagoa, não sabemos ao certo como, mas ele estava agora em um lago próximo à rodoviária, cerca de 600 metros da rodoviária. E aí ele provavelmente saiu para buscar alimento e acabou chegando até lá", afirmou o tenente.
O tenente também afirma que a aparição do réptil não estaria relacionada ao período de estiagem que atinge a região, e aproveita para alertar os moradores, afirmando que "é importante que as pessoas chamem as autoridades, os órgãos responsáveis", ao avistarem os animais, para evitar qualquer risco.
Após a captura, o jacaré foi amarrado, e pouco depois, foi liberto em uma lagoa mais distante do local.