O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi solto nesta sexta-feira (8), beneficiado pela decisão tomada na véspera pelo Supremo Tribunal Federal de derrubar a prisão após condenação em segunda instância.
O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, através do Twitter, destacou a coragem de Lula e classificou o seu processo como uma perseguição política.
Conmueve la fortaleza de @LulaOficial para afrontar esta persecución (solo esa definición le cabe al proceso judicial arbitrario al que fue sometido). Su entereza demuestra no solo el compromiso sino la inmensidad de ese hombre.
— Alberto Fernández (@alferdez) November 8, 2019
¡Viva #LulaLivre! pic.twitter.com/Y8hKAiJvWe
Comove a fortaleza de @LulaOficial para enfrentar essa perseguição (apenas essa definição se encaixa no processo judicial arbitrário ao qual foi submetido). Sua força demonstra não apenas o compromisso, mas a imensidão desse homem.
Já o pré-candidato à presidência dos EUA, o democrata Bernie Sanders, declarou ter ficado "satisfeito" com a liberdade de Lula. De acordo com ele, "Lula fez mais do que qualquer um para diminuir a pobreza no Brasil e apoiar os trabalhadores".
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também comemorou a soltura de Lula, afirmando que "a verdade triunfou no Brasil". "Em nome do povo da Venezuela, expresso minha profunda alegria pela libertação de meu irmão e amigo", disse.