O pouso não planejado na Ilha de Creta fez com que a Grécia se tornasse anfitriã de um bombardeiro nuclear do modelo B-52 pela primeira vez em sua história, apesar da longa cooperação militar entre Atenas e Washington.
Check out these photos of our unexpected, but welcome, visitor this week!
— NSA Souda Bay (@NSA_SoudaBay) November 8, 2019
A #B-52 #Stratofortress bomber was diverted to land @NSA_SoudaBay due to adverse weather at its destination - marking the first time a B-52 landed here.@USEmbassyAthens @HQUSAFEPA pic.twitter.com/1V0OymH9xB
Bombardeiro B-52 Stratofortress desvia-se de sua rota para pousar na base da baía de Suda devido ao mau tempo, marcando o primeiro pouso de um B-52 aqui.
Embora o destino da aeronave não tenha sido informado, sabe-se que más condições meteorológicas teriam alterado a rota do B-52.
Além de poder receber aeronaves do porte do B-52, a base naval americana na baía de Suda é a única base que os EUA possuem capaz de receber os maiores porta-aviões no leste do mar Mediterrâneo, conforme informou o portal Greek Reporter.
Fortalecimento das relações
Apesar de não ter sido uma ação planejada, o pouso da aeronave americana em território grego se dá em meio ao fortalecimento das relações militares entre o país e os EUA.
Recentemente, as autoridades dos dois países acordaram a construção de novas bases americanas na Grécia.