Segundo a agência de notícias Mehr, está previsto que as unidades 2 e 3 da usina nuclear estejam prontas dentro de seis e oito anos, respetivamente. Equipadas com reatores nucleares de água pressurizada VVER-1000, estas unidades aumentarão a potência da usina para 2.100 megawatts e elevarão a cota-parte da energia nuclear na matriz energética de Irã, que agora é de apenas 2,7%.

A construção da usina nuclear de Bushehr, a primeira instalação energética nuclear do Irã, foi iniciada em 1974 pelo consórcio alemão Kraftwerk Union A.G., mas em 1980 a empresa rompeu o contrato devido à decisão do Governo alemão de apoiar o embargo dos EUA sobre o fornecimento de equipamento ao país persa.
Em 1995, a empresa russa Atomstroyexport assumiu a construção da usina. Esta foi iniciada em agosto de 2010 sob o controle da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e passou a funcionar com combustível nuclear importado da Rússia. Em setembro de 2011, a usina se conectou com a rede elétrica iraniana. Em agosto de 2012, o primeiro reator alcançou sua capacidade plena de 1.000 megawatts.