Bombardeiro chinês pode ter alcance de 6 mil km com arsenal supersônico

© AP Photo / Mark SchiefelbeinBombardeiro chinês H-6K
Bombardeiro chinês H-6K - Sputnik Brasil
Nos siga no
Novos melhoramentos permitirão que bombardeiro estratégico chinês supere seu antigo alcance máximo de ataque através da utilização de mísseis de cruzeiro e drones supersônicos.

Segundo fontes da Força Aérea do Exército Popular de Libertação (PLAAF), o bombardeiro estratégico Xian H-6N deve contar com uma versão supersônica, além da remoção do compartimento de bombas e adição de um sistema de reabastecimento aéreo.

Com isso, a aeronave ganharia capacidades supersônicas tornando o equipamento ainda mais letal, com um alcance de até seis mil quilômetros.

© REUTERSBombardeiro estratégico chinês H-6 (foto de arquivo)
Bombardeiro chinês pode ter alcance de 6 mil km com arsenal supersônico - Sputnik Brasil
Bombardeiro estratégico chinês H-6 (foto de arquivo)

Anteriormente, uma fonte revelou ao jornal South China Morning Post que o bombardeiro chinês agora seria capaz de transportar o míssil de cruzeiro supersônico CJ-100 e o drone furtivo supersônico WZ-8, depois de eliminar o compartimento de bombas.

"A área semiencaixada sob a fuselagem do H-6N é projetada para transportar tanto o WZ-8 quanto o CJ-100", afirmou o militar.

De acordo com os especialistas Antoine Bondaz e Stéphane Delory, o drone WZ-8 pode permitir que Pequim "desenvolva suas estratégias de ataque convencional para modelos muito mais avançados do que os disponíveis atualmente, até mesmo nos EUA", conforme citados pelo Financial Times.

© Sputnik / Anton DenisovBombardeiro Xian H-6DU voa junto com caças Chengdu J-10В
Bombardeiro chinês pode ter alcance de 6 mil km com arsenal supersônico - Sputnik Brasil
Bombardeiro Xian H-6DU voa junto com caças Chengdu J-10В

Os mísseis CJ-100, ou DF-100, possuem um alcance de dois mil quilômetros e por isso foram apelidados de "hipermatadores". Além disso, eles foram projetados principalmente para atacar grandes navios de guerra e diversos alvos terrestres.

O alcance do CJ-100 combinado com o novo sistema de reabastecimento em voo permitiria que o bombardeiro voasse mais de quatro mil quilômetros, totalizando um alcance de ataque de aproximadamente seis mil quilômetros.

Apesar de a PLAAF não ter confirmado as novas especificações, supõe-se que o bombardeiro ainda seja capaz de transportar uma grande variedade de outras munições de grandes dimensões, inclusive com ogivas nucleares.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала