Em 11 de outubro, o presidente russo, Vladimir Putin, aprovou a estratégia nacional para o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) durante um período até 2030.
Nesta quarta-feira (13), em reunião da comissão interdepartamental do Conselho de Segurança da Federação da Rússia, que contou com participação de membros do Ministério da Defesa do país, foi decidido que os militares russos terão um sistema de tomada de decisão que usa as mais recentes tecnologias de processamento de dados. Também foram discutidas medidas para melhorar o sistema de monitoramento estatal da segurança nacional.
O sistema irá propor possíveis cenários de ações em combate, começando com o mais potencialmente eficaz, e será capaz de coletar uma quantidade quase ilimitada de informações, incluindo texto, vídeo e dados gráficos.
"Durante o combate, esses dados serão recebidos de várias fontes, de soldados e hardware militar, incluindo veículos aéreos não tripulados", diz a declaração da assessoria de imprensa do Conselho de Segurança.
A Rússia está planejando triplicar os gastos em seu setor de economia digital até o ano 2024. Um dos principais objetivos do projeto é criar uma infraestrutura de informações e telecomunicações estável e segura, capaz de processar e armazenar grandes quantidades de dados.
O projeto estipula igualmente que os órgãos e organizações governamentais russos vão usar software fabricado na Rússia.