- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Representantes de Guaidó conseguem acesso à embaixada venezuelana no Brasil

© REUTERS / SERGIO MORAESApoiantes do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, seguram bandeira diante da embaixada da Venezuela em Brasília, Brasil, 13 de novembro de 2019
Apoiantes do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, seguram bandeira diante da embaixada da Venezuela em Brasília, Brasil, 13 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na madrugada desta quarta-feira (13), um grupo de representantes do opositor e autodeclarado presidente interino venezuelano, Juan Guaidó, conseguiu pela primeira vez acesso à embaixada venezuelana em Brasília.

De acordo com o Estadão, a entrada do grupo aconteceu horas antes do começo das atividades da 11ª cúpula do BRICS, que reúne os presidentes da Rússia, Índia, China e África do Sul, que são os países que apoiam o governo do líder venezuelano Nicolás Maduro como legítimo, diferentemente do Brasil.

O ministro-conselheiro acreditado pelo Brasil, Tomas Silva, foi permitido entrar no prédio pelos funcionários da embaixada, segundo a equipe de Guaidó.

A embaixadora venezuelana María Teresa Belandria, que não está no Brasil no momento, emitiu comunicado dizendo que um grupo de funcionários decidiu abrir as portas e entregar as chaves da embaixada voluntariamente por reconhecer Guaidó como legítimo presidente.​

Enquanto o jornal noticia que o acesso à embaixada foi permitido, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) classificou a ocorrência como "invasão".

A conta não verificada no Twitter, supostamente pertencente ao vice-ministro venezuelano das Relações Exteriores, Yván Gil, também relatou a tentativa de "invasão", pedindo que autoridades brasileiras respeitem acordos internacionais e protejam a embaixada.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também relatou o incidente, chamando-o de "atentado contra a democracia".

Denúncia grave: grupos irregulares invadem áreas de nossa embaixada em Brasília. O governo do Brasil deve dar todas as garantias e respeitar os acordos internacionais, se esta agressão se mantiver, será um grave precedente

"A convocação às autoridades brasileiras significa a necessidade de garantir o respeito à integridade de nossa embaixada, de acordo com a Convenção de Viena. Esperamos que esta [invasão] não se torne um precedente sério", declarou Yván Gil.

Devido à confusão, a Polícia Militar foi acionada, mas não pôde retirar pessoas da embaixada por se tratar de território estrangeiro.

Apesar de essa ser a primeira vez que os representantes de Guaidó entram na sede, eles já vinham tentando tomar o prédio e desalojar os funcionários enviados por Maduro.

Anteriormente, as autoridades americanas forçaram os diplomatas venezuelanos a deixar sua embaixada nos Estados Unidos e a entregar suas instalações a representantes de Guaidó.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала