Um complexo de mísseis antiaéreos Pantsir-S foi implantado no aeroporto de Qamishli, no norte da Síria, relata o canal de TV Zvezda.
Vários helicópteros foram realocados da base aérea russa de Hmeymim para Qamishli.
"Este é o primeiro grupo de helicópteros de ataque da Força Aeroespacial russa aqui no norte da Síria. Estão se preparando para pousar. O momento é histórico. A partir de agora, o nosso grupo de aviação irá operar permanentemente no aeroporto de Qamishli. Os helicópteros são protegidos do solo pelo sistema de defesa aérea Pantsir. A Polícia Militar isolou o local de aterrissagem", informa o canal russo Zvezda.
Sistema Pantsir-S
O complexo de mísseis Pantsir-S foi concebido para proteger estruturas civis e militares de todos os meios modernos de ataque aéreo em quaisquer condições atmosféricas adversas que e em qualquer ambiente eletrônico. O sistema também pode ser implantado em navios e defendê-los contra ameaças submarinas.
Patrulha de fronteira
Os helicópteros de transporte e ataque da Força Aeroespacial russa expandiram a área de patrulha aérea no norte da Síria. O canal informa que tal contribuirá para a expansão da presença russa no espaço aéreo sírio, para a criação de novas rotas de patrulhamento terrestre por parte da Polícia Militar russa, bem como para a instalação de uma missão humanitária do Centro Russo de Reconciliação Síria na região.
Foram também instalados um serviço meteorológico em Qamishli e um posto médico para inspeção pré-voo da tripulação.
"As metas e objetivos do gabinete do comandante de aviação são garantir voos ininterruptos, segurança dos helicópteros e defesa da área. A segurança requer a Polícia Militar, meios especiais, carros, combustível para garantir voos ininterruptos e cerca de dez unidades de equipamento automóvel. A principal tarefa é garantir a paz", disse Timur Khodzhaev, chefe do gabinete do comandante da aviação.
As patrulhas são efetuadas a baixas altitudes e os helicópteros não voam acima dos 50 metros. As patrulhas aéreas são efectuadas todos os dias no norte da Síria.
Acordo Rússia-Turquia
Em 22 de outubro, a Rússia e a Turquia assinaram um memorando ao abrigo do qual a polícia militar russa e as unidades de guarda de fronteiras sírias são destacadas no lado sírio da fronteira com a Turquia, fora da zona da Fonte de Paz. A tarefa é facilitar a retirada das tropas curdas e de suas armas a 30 quilômetros da fronteira. A retirada dos curdos foi concluída antes do previsto, após o que os militares russos e turcos iniciaram patrulhas conjuntas.