Hassan Rouhani acusou os Estados Unidos e Israel de estar por trás de "todas as guerras, massacres e disputas na região" do Oriente Médio, adianta a agência de notícias Tasnim.
"A geração jovem deve entender que os EUA nunca foram e nunca serão amigos das nações da região nem dos muçulmanos e que os problemas regionais devem ser resolvidos pelos habitantes na região", declarou Rouhani nesta quinta-feira (14) durante a 33ª Conferência Internacional da Unidade Islâmica, realizada em Teerã.
O objetivo principal de Washington são recursos naturais da região, de acordo com o presidente iraniano, que responsabilizou o país norte-americano de massacres de civis em países como Afeganistão, Iraque e Iêmen, bem como das disputas existentes entre as nações muçulmanas.
Rouhani diz que os EUA já demonstraram abertamente que o seu objetivo na Síria é o petróleo, referindo também que no Líbano e no Iraque eles estão tentando desestabilizar a situação interna intervindo nos protestos.
A decisão de Washington de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel também foi criticada por Rouhani, que salientou que a "terra santa da Palestina foi tomada por um grupo de ocupantes", lembrando que milhões de refugiados foram obrigados de deixar suas casas na Palestina, destaca Iran Front Page.