Presidente do Irã: EUA e Israel estão por trás de 'todas as guerras e massacres' no Oriente Médio

© AFP 2023 / Amer AlmohibanyFumaça paira sobre bairros da capital síria, Damasco, após explosão
Fumaça paira sobre bairros da capital síria, Damasco, após explosão - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente do Irã disse que Washington demonstrou que o seu objetivo na Síria é o petróleo e criticou a sua decisão de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

Hassan Rouhani acusou os Estados Unidos e Israel de estar por trás de "todas as guerras, massacres e disputas na região" do Oriente Médio, adianta a agência de notícias Tasnim.

"A geração jovem deve entender que os EUA nunca foram e nunca serão amigos das nações da região nem dos muçulmanos e que os problemas regionais devem ser resolvidos pelos habitantes na região", declarou Rouhani nesta quinta-feira (14) durante a 33ª Conferência Internacional da Unidade Islâmica, realizada em Teerã.

O objetivo principal de Washington são recursos naturais da região, de acordo com o presidente iraniano, que responsabilizou o país norte-americano de massacres de civis em países como Afeganistão, Iraque e Iêmen, bem como das disputas existentes entre as nações muçulmanas.

Rouhani diz que os EUA já demonstraram abertamente que o seu objetivo na Síria é o petróleo, referindo também que no Líbano e no Iraque eles estão tentando desestabilizar a situação interna intervindo nos protestos.

A decisão de Washington de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel também foi criticada por Rouhani, que salientou que a "terra santa da Palestina foi tomada por um grupo de ocupantes", lembrando que milhões de refugiados foram obrigados de deixar suas casas na Palestina, destaca Iran Front Page.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала