Uma equipe de arqueólogos encontrou um templo cerimonial de 3.000 anos na região de Lambayeque, no noroeste do Peru. No sítio arqueológico também foram achadas 21 sepulturas e uma série de itens usados como oferendas durante os enterros da época, relata a Agencia Andina.
O templo tem 40 metros de largura e 56 metros de comprimento. A descoberta, entre grandes blocos de granito, possui também sinais de petróglifos, e é a única estrutura megalítica da região. "É um templo para adorar a água, porque na frente há um altar com buracos, que eram altares ligados à adoração da água", explicou Walter Alva, diretor do Museu das Tumbas Reais de Sipán, à agência peruana.
Complexo arqueológico em Lambayeque, Peru, 10 de janeiro de 2018
Alva afirmou que a descoberta teve lugar em uma zona onde se encontram dois rios, um ponto conhecido como Tinkuy, que era considerado um espaço sagrado pelas culturas da época.
Oferendas
Nas tumbas estavam localizadas peças cerâmicas, elementos metálicos como facas e tupus (ornamentos usados pelas mulheres incas) e anéis de cobre de uma criança.
Além disso, os objetos também deram pistas para conhecer as diferentes fases que o templo conhecia. "Todos eles tinham vasos colocados como oferendas e nos dizem que depois de quase 2.000 anos eles usaram este lugar novamente como um espaço para enterros populares", acrescentou o diretor do museu.
Alva acredita que o achado é importante para o desenvolvimento de pesquisas sobre as a de Lambayeque.