Caracas denuncia que Washington violou os tratados aeronáuticos internacionais, colocando em risco a segurança de outras aeronaves no espaço aéreo venezuelano.
🔴⚠Alerta| Nuevamente los EEUU viola tratados aeronáuticos internacionales al entrar con un avión espía RC135 de la USAF en el FIR controlado por la RBV, sin cumplir los protocolos y poniendo en riesgo la seguridad de las aeronaves que se encontraban en el espacio aéreo.#14Nov pic.twitter.com/hR8IHDTvjY
— CEOFANB (@ceofanb) November 14, 2019
Alerta! Os EUA violam novamente os tratados aeronáuticos internacionais ao entrarem com um avião espião, RC135 da USAF na FIR [região de informação de voo] controlada pela RBV [República Bolivariana da Venezuela], sem cumprir os protocolos e pondo em risco a segurança das aeronaves que se encontravam no espaço aéreo.
Essa não é a primeira vez que a Venezuela denuncia a violação de seu espaço aéreo, já que aeronaves norte-americanas foram vistas sobrevoando a região em outras ocasiões.
Além disso, as forças venezuelanas denunciaram recentemente o sobrevoo do Complexo Refinador de Paraguaná, no noroeste da Venezuela, por um drone
Em julho, o país havia alertado sobre uma aeronave norte-americana que também violou seu espaço aéreo e ameaçado a segurança aeronáutica, bem como os tratados internacionais.
O vice-presidente de Comunicações da Venezuela, Jorge Rodríguez, afirmou que os aviões espiões norte-americanos realizaram mais de 70 incursões no espaço aéreo venezuelano.