Segundo o especialista militar russo Aleksei Brusilov do jornal Rossiyskaya Gazeta, as imagens publicadas podem corresponder ao lança-foguetes inovador pesado Tosochka, também chamado TOS-2, que terá uma série de vantagens em comparação com a tecnologia das gerações anteriores.
Do you think Russians have a wheeled TOS-1 / TOS-2 or other MLRS projects? pic.twitter.com/fuG72HAyy7
— Caesar (@Ninja998998) November 14, 2019
Você pensa que os russos têm um TOS-1/TOS-2 com rodas ou outros projetos de lança-foguetes múltiplos?
Enquanto anteriormente os lança-foguetes pesados eram acompanhados por veículos de carga em chassis com lagartas ou rodas, o TOS-2 tem a capacidade de repor suas munições de forma independente. Para fazer isso, sua construção possui gruas especiais.
Isso simplificará enormemente a operação e dará maior mobilidade ao sistema, sublinha Brusilov.
"A julgar pelos números, o novo sistema será produzido na base de um veículo todo-o-terreno de três eixos, da Fábrica de Automóveis dos Urais", diz o especialista.
O desenvolvimento do TOS-2 está sendo concluído. Segundo fontes não oficiais, os primeiros exemplares participarão do desfile na Praça Vermelha no dia 9 de maio de 2020, quando se assinala o Dia da Vitória.
A Rússia é o único país do mundo que desenvolve e produz este equipamento, que demonstrou suas caraterísticas únicas durante os conflitos militares no Iraque e na Síria.