A medida tem como alvo montadoras que apoiam o plano do presidente Donald Trump de impedir o Estado da Califórnia de determinar seu próprio limite legal de emissão de poluentes por carros.
Entre 2016 e 2018, a Califórnia comprou US$ 58,6 milhões em veículos da General Motors, US$ 55,8 milhões da Fiat Chrysler e US$ 10,6 milhões da Toyota Motor e outros US$ 9 milhões da Nissan, segundo a agência de notícias Reuters.
No mês passado, GM, Toyota, Fiat Chrysler e membros da associação comercial Global Automakers apoiaram o esforço do governo Trump de impedir a Califórnia de ter seu próprio limite legal de emissão de poluentes por automóveis.
As regras da Califórnia são mais rígidas que os padrões nacionais propostos por Washington e foram seguidas por outros 13 Estados dos EUA.
A partir de janeiro, o estado só comprará de montadoras que reconhecem a autoridade legal da Califórnia para estabelecer padrões de emissões. Essas montadoras incluem a Ford, Honda, BMW e Volkswagen, que fecharam um acordo com a Califórnia em julho para seguir os padrões estaduais de emissões de veículos.