O chefe do serviço de relações públicas das Forças Armadas do Paquistão, general Asif Ghafoor, disse que o míssil é capaz de entregar todos os tipos de ogivas, com um alcance de até 650 quilômetros.
Pakistan successfully conducted training launch of SSBM
— DG ISPR (@OfficialDGISPR) November 18, 2019
Shaheen-1 capable of delivering all types of warheads upto range of 650 KMs. Launch was aimed at testing operational readiness of Army Strategic Forces Command (ASFC) ensuring Pakistan’s credible minimum deterrence. pic.twitter.com/xXynslmjLt
O Paquistão realizou com sucesso o lançamento de treinamento do míssil SSBM Shaheen-1, capaz de entregar todos os tipos de ogivas até uma distância de 650 quilômetros. O lançamento foi destinado a testar a operacionalidade do Comando das Forças Estratégicas do Exército, garantindo a mínima dissuasão credível do Paquistão.
O míssil atingiu o seu alvo no mar Arábico. O míssil de dois estágios pode levar ogivas convencionais e nucleares e atacar com alto grau de precisão.
Em meados deste ano, o Paquistão realizou com sucesso o lançamento noturno de teste do seu míssil balístico Ghaznavi.
O Paquistão tem dois outros mísseis de médio alcance, o Shaheen-II e o Ghauri. No momento, o Ghauri está operacional. Dois outros mísseis, o Shaheen-III e o Ababeel, estão atualmente em desenvolvimento.
No sábado (16), a Índia realizou o lançamento do míssil balístico com capacidade nuclear de médio alcance Agni-II, a partir da costa de Odisha.