A NASA desenvolveu um rover subaquático, chamado BRUIE, para pesquisas abaixo de gelo, planejando testá-lo na Antártica para posterior implantação em busca de vida em oceanos de outros planetas, conforme publicou a página do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, na sigla em inglês).
O rover tem um metro de comprimento e é equipado com duas rodas. Ele pode tirar fotos e coletar dados sobre a área de contato do gelo com a água, mas sua principal vantagem é a imunidade às correntes subaquáticas.
O BRUIE terá sua durabilidade testada em dezembro na estação de pesquisa australiana de Casey, na Antártica, e depois terá como objetivo encontrar vida nos oceanos de outros planetas.
Segundo os cientistas, existem satélites no Sistema Solar (por exemplo, o satélite Europa de Júpiter e o satélite Encélado de Saturno) cobertos por oceanos com camada superficial de gelo de 10 a 19 quilômetros de espessura.
Janela para os oceanos
Kevin Hand, um dos principais especialistas do JPL, afirmou que a "casca de gelo" serve como uma janela para os oceanos por baixo, e a composição química do gelo pode estar alimentando a vida dentro deles.
Ele também acrescentou que na Terra o gelo que cobre os oceanos polares desempenha um papel semelhante, tornando-o um local de teste ideal para um robô de pesquisa.
Está prevista para 2025 uma missão para estudar o satélite Europa de Júpiter, que lançará as bases para a subsequente procura de vida sob seu gelo.
Anteriormente, o rover subaquático foi testado no Alasca e no Ártico.