O vídeo causou uma grande polêmica e diferentes opiniões, já que o tratorista estava passando no habitat dos animais, podendo causar danos nos répteis, conforme o portal Midiamax.
Посмотреть эту публикацию в Instagram
O biólogo Diego Santana, do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), afirmou que a ação do tratorista é inadmissível por ter provavelmente causado danos aos animais.
"Certamente muitos animais sofreram injúrias pela pá do trator e pelo atropelamento dos pneus [...] Isso pode causar diversos edemas, fraturas e outras coisas severas como hemorragias", afirmou o biólogo.
Ele também afirmou que, além dos ferimentos, os animais também podem ter sofrido lesões pelo estresse, que também é considerado crime.
Além disso, as agregações de animais em fase jovem, também chamados de "recrutamentos", no Pantanal são muito comuns, principalmente quando os peixes estão regressando para a calha do rio, e eles "esperam" os peixes para se alimentar.
Os jacarés não possuem muitos predadores naturais, sendo que o principal predador é a onça-pintada e o ser humano que causa um grande estrago e impacto devido à caça e aos eventos ignorantes como o vídeo mostra.