No Twitter do parlamentar, foi postado uma foto de uma policial negra, com os dizeres "Respeito pela história. Atitude por um futuro".
— Coronel Tadeu (@CoronelTadeu) November 20, 2019
Na véspera da celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, o parlamentar arrancou e pisoteou o desenho de um jovem negro assassinado e um policial com uma arma na mão. Segundo ele, a imagem desrespeitava os policiais.
Abaixo da charge, de autoria do cartunista Latuff, aparece o título "O genocídio da população negra". A obra também apresentava dados sobre a violência do Estado contra negros. Segundo Tadeu, a imagem desrespeitava os policiais.
A mostra "Trajetórias Negras", com duração de um mês, foi aberta na terça-feira justamente para marcar o Dia da Consciência Negra.
Momento em que o deputado Coronel Tadeu destrói o quadro! Não passarão! pic.twitter.com/SkN0CA63Tt
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) November 19, 2019
Em outra publicação nas redes sociais de Tadeu, aparece o vídeo de um homem negro, identificado como o policial federal David, elogiando o trabalho legislativo do deputado, com o texto: "Hoje comemoramos o dia da Consciência Negra 'Say No Racism'. Em nome do meu amigo Policial David, que é negro. Convido a todos a combater o racismo no mundo".
Segundo o Atlas da Violência 2019, 75,5% das vítimas de homicídios no país em 2017 foram indivíduos negros. A polícia é frenquentemente acusada de brutalidade e desrespeito aos direitos humanos ao atuar em comunidades pobres.
Alguns parlamentares acionaram o Conselho de Ética da Câmara pela atitude do parlamentar. Um grupo de deputados registrou queixa na Policia Legislativa. Muitos discursaram contra o ato do Coronel Tadeu no plenário da Câmara, assim como usaram as redes sociais para criticar o político do PSL e chamá-lo de racista.
Fui para a tribuna denunciar a agressão do deputado Coronel Tadeu (PSL/SP) que arrancou e quebrou um dos quadros da exposição em homenagem à Semana da Consciência Negra na Câmara dos Deputados. #consciencianegra #20n #povonegro #zumbi #dandara pic.twitter.com/I72YedMA0p
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) November 20, 2019