Os dois mísseis Prithvi-II foram lançados a partir do Campo de Testes Integrado na ilha Adbul Kalam, ao largo da costa do estado de Odisha, na noite de quarta-feira (20) durante uma prova de prontidão das forças de mísseis indianas, informaram fontes governamentais à mídia local.
"Ambos os testes corresponderam a todos os parâmetros", afirmou um oficial do centro de testes de mísseis, acrescentando que "a trajetória dos mísseis foi rastreada por radares, sistemas de rastreamento eletro-ópticos e estações de telemetria usados pela Organização da Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa".
"Os testes comprovaram a fiabilidade do armamento, voltando a confirmar a sua prontidão operacional. O Exército está agora pronto para disparar o míssil a qualquer hora e em qualquer terreno de imediato", ressaltou outro responsável da defesa, citado pelo The News Indian Express.
Os mísseis indianos superfície-superfície têm alcance de 350 quilômetros com capacidade de carga útil de até 1.000 quilogramas.
Anteriormente a Índia realizou com sucesso o lançamento de outro míssil balístico com capacidade nuclear, o Agni-II de médio alcance.
Recentemente, o ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, avisou em meio a tensões com o Paquistão que a conduta de Nova Deli, que tem seguido com cautela uma política de não ser a primeira a usar armas nucleares, agora "depende das circunstâncias".