Foi em 1948 que o Mi-1, o primeiro helicóptero criado por Mikhail Mil, fez seu primeiro voo, durante testes antes de sua produção em série a partir de 1952.
Desde então, as máquinas voadoras do lendário construtor de helicópteros russos se tornaram cada vez mais populares, conquistando os céus e batendo recordes.
Lembrando os 110 anos do nascimento do construtor de helicópteros Mikhail Mil (1909 – 1970), o Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo mostrando os vários modelos de helicópteros desenvolvidos pelo engenheiro soviético.
Entre as máquinas criadas por Mikhail Mil figuram o Mi-1, Mi-2, Mi-4, Mi-6, Mi-8, Mi-10, Mi-10K, Mi-12, Mi-14, Mi-24 com suas modificações, além dos mais modernos Mi-26, considerado o maior helicóptero do mundo, Mi-28, Mi-35 e Mi-38.
O engenheiro foi um dos primeiros no mundo a usar a tecnologia de turboeixo, o que aumentou a capacidade de carga dos helicópteros.
Tais helicópteros foram usados para as mais diversas funções, desde operações de ataque até resgate, transporte de carga, reconhecimento, pesquisa científica e combate a incêndios.
Foi também sob o gerenciamento de Mikhail Mil que a Fábrica de Helicópteros de Moscou (em nome de Mil) produziu o helicóptero de transporte de cargas mais pesado do mundo, o Mi-12.
É válido ressaltar que as máquinas voadoras de Mikhail Mil se tornaram os primeiros helicópteros a serem produzidos em série pela União Soviética na década de 50. Posteriormente, passaram a ser explorados em 30 países no mundo.