O sistema de robôs multifuncionais do Exército da Rússia foi testado com sucesso, informou neste domingo (24) o general Oleg Salyukov.
"Completamos os testes nacionais com o modelo experimental do sistema de robôs multifuncionais (...) Kungas", disse o general.
O sistema Kungas consiste em um robô portátil de 12 kg, um robô de 200 kg, um robô móvel com cerca de 2 toneladas, além do robô de combate Nerekhta e uma versão robotizada do veículo de transporte militar anfíbio BTR-MDM Rakushka.
Todos os robôs do sistema Kungas podem ser controlados a partir de um centro de comando unificado.
Salyukov acrescentou que os testes do complexo de robôs pesados Shturm e peso-médio Soratnik terão início já no ano que vem.
De acordo com o especialista militar Dmitry Litovkin, ouvido pelo serviço russo da Rádio Sputnik, o uso de robôs é uma das tendências no Ministério da Defesa do país:
"A robotização é uma das principais tendências no Ministério da Defesa, que, por sua vez, define a linha de desenvolvimento do exército. A principal objetivo desses aparelhos é minimizar a participação humana nas operações militares e, portanto, preservar a vida dos soldados', disse o especialista.
Segundo ele, o Ministério da Defesa da Rússia trabalha com uma ampla gama de projetos de robotização.
"Os militares estão testando desde minissistemas, destinados a atividades de monitoramento ou desminagem, até máquinas que são praticamente tanques robotizados. Agora eles estão pesquisando qual será o modelo ideal", explicou Litovkin.
No entanto, o especialista lembrou que ainda é cedo para identificar quais desses sistemas serão utilizados no campo de batalha.