O Estado-Maior Conjunto de Seul informou em comunicado, citado pela Sputnik, que o mau tempo e um problema no motor provavelmente fizeram com que o navio norte-coreano cruzasse a fronteira.
As autoridade sul-coreanas asseguraram que nenhum dano foi infligido à embarcação da Coreia do Norte.
É a segunda vez que a Coreia do Sul dispara tiros de alerta para conduzir um navio norte-coreano nos últimos três meses. O primeiro incidente aconteceu em setembro, segundo os militares da Coreia do Sul.
No início deste mês, os Estados Unidos e a Coreia do Sul prometeram adiar um exercício militar conjunto depois das reclamações de Pyongyang. Coreia do Norte considerou insuficiente a simples redução da escala dos exercícios e solicitou o cancelamento das manobras.
A Coreia do Norte, por outro lado, informou nesta segunda-feira que suas tropas realizaram exercícios de artilharia nas proximidades da fronteira marítima entre as duas Coreias. Coreia do Sul, em consequência disso, enviou uma mensagem formal de protesto na terça-feira, acusando Coreia do Norte de violar acordos bilaterais firmados no ano passado, que visam reduzir as animosidades militares nas fronteiras.