De acordo com a agência de notícias estatal síria SANA, as tropas governamentais da Síria interceptaram e derrubaram na quinta-feira (28) um drone de reconhecimento turco.
O veículo aéreo não tripulado teria sido derrubado ao sobrevoar a província de Al-Hasakah, que fica no nordeste do país árabe. O drone foi resgatado por militares sírios, segundo a SANA.
Informações sobre abate de drone surgem em meio a contínuos confrontos entre o Exército sírio e os militantes locais, apoiados por Ancara, que aumentaram sua presença na região no âmbito da operação turca Fonte de Paz, iniciada no mês passado.
#Syrian government forces shoot down #Turkish reconnaissance #drone in Hasakah: Reporthttps://t.co/N3ITWcwRGo pic.twitter.com/jybq1DGENQ
— Press TV (@PressTV) November 29, 2019
Forças governamentais da Síria derrubaram drone de reconhecimento turco em Al-Hasakah.
A operação no nordeste da Síria, iniciada pela Turquia, tem como meta combater as forças curdas que são consideradas por Ancara terroristas.
Por sua vez, Damasco chegou a um acordo com as Forças Democráticas da Síria (FDS), que são lideradas por curdos, conseguindo, assim, restabelecer controle em vários territórios – inclusive na cidade de Kobane – anteriormente controlados por grupos armados.
Moscou e Ancara fecharam um acordo em outubro para interromper a incursão turca no nordeste da Síria, sob a condição de que combatentes curdos deixassem uma área de 30 quilômetros ao longo da fronteira da Turquia. Desde então, a polícia militar russa tem patrulhado partes da região fronteiriça com os militares turcos.