Irã testou com sucesso o segundo protótipo do Sejjil – o primeira aeronave não tripulada de propulsão a jato de grande raio de ação, conforme anunciou esta quinta-feira (28) o contra-almirante e comandante-chefe da Marinha iraniana, Hossein Khanzadi.
A aeronave bimotor alcança a velocidade de 1.000 km/h e pode atacar alvos a uma distância de 100 quilômetros, destacou Khanzadi. A aeronave não tripulada tem forma de baleia e foi desenvolvida para ser lançada a partir do convés dos navios de guerra. É equipada com um paraquedas para aterrar na água no fim da missão, informa a agência de notícias iraniana Tasnim.
Commander of #Iranian Navy Rear Admiral Hossein Khanzadi said the force’s first combat drone with jet engines dubbed “Sejjil” has been designed by domestic military experts and is planned to be built soonhttps://t.co/nhurRfCpU9 pic.twitter.com/ZLEl7cZaDk
— Tasnim News Agency (@Tasnimnews_EN) November 27, 2019
Comandante da Marinha iraniana, contra-almirante Hossein Khanzadi disse que o primeiro drone de combate da força, com motores a jato, foi desenvolvido por especialistas militares do país e deverá ser construído em breve.
Outro drone iraniano, o Simorgh, a ser implantado em breve, tem capacidade para permanecer no ar durante 24 horas e pode ser equipado com armas, sistemas de guerra eletrônica e ferramentas de reconhecimento.
O desenvolvimento do novo drone Sejjil é parte dos esforços de Teerã para reforçar as suas forças navais em meio à crescente tensão nas vias navegáveis perto da costa iraniana.
Um grande agrupamento naval, composto na sua maioria por navios dos EUA, está patrulhando o estreito de Ormuz, uma das vias petroleiras mais importantes dos mundo.