Em 29 de novembro, o governador da região russa de Amur, Vasily Orlov, anunciou durante a abertura do Fórum Económico de Amur que foi completada a construção da única ponte que une a Rússia e a China.
A construção foi iniciada em 2016 e a ligação das duas partes teve lugar em 31 de maio de 2019. O comprimento da parte russa da ponte é de 540 metros, mais 13 quilômetros de estradas de acesso. A parte chinesa da ponte é de 5,9 quilômetros, incluindo as estradas.
Apesar de a construção ter sido finalizada, o tráfego pela ponte ainda não circula, disse ao portal russo BFM.ru um jornalista local da região de Amur, Anton Silvonik.
"A construção está completamente pronta, está asfaltada, tem a sinalização e iluminação, mas ainda não está operativa para o tráfego, porque ainda há trabalho por fazer com os documentos e para pôr em funcionamento o ponto de controle temporário que será localizado na zona anterior à ponte", explicou ele.
O tráfego planejado é de 800 automóveis por dia. Através da ponte se prevê exportar produtos de soja e polímeros da Rússia para a China. Além disso, espera-se que depois que a ponte seja posta em funcionamento, o que está programado para a primavera de 2020, o tráfego será primeiro aberto para veículos de carga pesados que transportem mercadorias, enquanto os automóveis que não sejam de carga poderão usar a ponte dentro de aproximadamente um ano e meio.