O secretário de Estado norte-americano fez o anúncio através do Twitter.
Pleased to announce the United States deposited its ratification of North Macedonia’s @NATO Accession Protocol. One step closer to welcoming #NorthMacedonia as NATO’s 30th Ally! #WeAreNATO, and we are #AlliedStrong.
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) December 2, 2019
É um prazer anunciar que os Estados Unidos depositaram sua ratificação do Protocolo de Adesão à OTAN da Macedônia do Norte. Um passo mais perto de receber a Macedônia do Norte como o 30º aliado da OTAN!.
Em outubro, o Senado norte-americano aprovou a decisão do governo dos EUA de apoiar a entrada da Macedônia do Norte na aliança em votação quase unânime - 91 a 2. Somente os senadores republicanos Rand Paul e Mike Lee votaram contra.
Anseio antigo e mudança de nome
Desde 1999, a Macedônia do Norte participa do Plano de Ação para Membros da OTAN, um programa de aconselhamento e assistência adaptado às necessidades individuais dos países que desejam ingressar na aliança.
Já em 2008, durante a cúpula de Bucareste, o país foi convidado a ingressar no bloco sob a condição de chegar a um consenso com a Grécia sobre a questão do nome do país. A Grécia defendia que a então "Macedônia" deveria mudar de nome pois este era o mesmo de uma região histórica grega.
A disputa foi resolvida em junho de 2018, quando o país foi renomeado como Macedônia do Norte, resolvendo a questão com a Grécia e abrindo caminho para a adesão tanto à União Europeia quanto à OTAN.