No domingo (1º), vários veículos não tripulados, que pertenceriam a militantes, se aproximaram do aeroporto de Hama em uma tentativa de bombardeio.
No entanto, os drones teriam falhado em alcançar o seu alvo devido à ação eficaz da defesa aérea do Exército da Síria, que repeliu com sucesso o ataque, informou a agência de notícias estatal SANA.
Não houve relatos de vítimas e as autoridades optaram por não compartilhar detalhes do acontecimento.
Fotos e vídeos supostamente mostrando o ataque e a interceptação logo surgiram nas redes sociais. Eles mostram o céu noturno sendo iluminado pelos lançamentos de mísseis terra-ar e pelo fogo de metralhadoras pesadas. Ainda não está claro quem realizou o ataque.
#Syrie Autre vidéo qui documenterait les installations de défense aérienne de la base aérienne de #Hama qui tirent sur des #UAV qui tentent d’attaquer la base.#Syria #Idlib pic.twitter.com/9Np6PUGZrb
— Rebecca Rambar (@RebeccaRambar) December 1, 2019
Outro vídeo mostra supostamente as baterias de defesa aérea na base de Hama atirando contra drones que tentavam atacar a base, em Idlib, na Síria
#Pantsir-S (?) targeted weaponized drones over #Hama AB #Syria pic.twitter.com/G9yAegUe7j
— Last Defender (@LastDef) December 1, 2019
Pantsir-S (?) alvejou drones armados sobre a base aérea de Hama, na Síria
#حماه الآن pic.twitter.com/iFS9AeH8nz
— Sami Khalil (@samisami967) December 1, 2019
A ofensiva recente se assemelha a outro ataque que teve como alvo a mesma base no início deste ano, quando drones foram lançados por militantes da província de Idlib, no noroeste do país.
A região é controlada por várias fações militantes, incluindo a Frente al-Nusra.
O conflito interno na Síria se encaminhou para uma resolução política neste ano, com a vitória de Damasco sobre múltiplos grupos de oposição. A principal prioridade do governo sírio é a manutenção do cessar-fogo, apoiado pela Rússia, Turquia e Irã, bem como o retorno dos refugiados para o país.