Com números mostrando um ritmo de crescimento mais rápido do que o esperado no terceiro trimestre, o ministério informou que as perspectivas para a maior economia da América Latina estão melhorando, enquanto Bolsonaro também postou no Twitter a sua satisfação.
"A desaceleração da atividade econômica está atrasada e a economia agora está crescendo mais vigorosamente", disse o secretariado de política econômica do Ministério em comunicado. "Os números de hoje mostram o aquecimento da economia, que deve ser reforçado ainda este ano. O Natal de 2019 deve ser o melhor dos últimos anos".
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,6% no período de julho a setembro, de acordo com dados oficiais divulgados nesta terça-feira, acima dos 0,4% previstos em uma pesquisa da Agência Reuters com economistas e o maior crescimento desde o início do ano passado.
Bolsonaro escreveu no Twitter que os números do PIB, juntamente com outros indicadores econômicos positivos e registram baixas taxas de juros de 5,0%, o Brasil está firmemente "no caminho certo".
- PIB cresce 0,6% no trimestre (IBGE). Somado a menor taxa de juros da história (5%), o crescimento do investimento (2,9% /ano), entre outros números positivos da indústria, comércio e turismo, a certeza de que estamos no caminho certo. 👍🇧🇷
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 3, 2019
Alguns economistas elevaram suas perspectivas para a economia brasileira após o relatório do PIB desta terça-feira. O Goldman Sachs elevou sua perspectiva de crescimento de 2019 para 1,2%, de 1,0%, e a previsão do próximo ano para 2,3%, de 2,2%, enquanto o Barclays fez o mesmo para este ano e disse que poderia aumentar sua previsão para 2020 de 2,3%.