Misterioso acoplamento de galáxias intriga especialistas (FOTO)

© Foto / ESA/Hubble & NASAFoto da galáxias NGC 5714 e NGC 1787 tirada pelo Telescópio Hubble da NASA
Foto da galáxias NGC 5714 e NGC 1787 tirada pelo Telescópio Hubble da NASA - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um grande mistério do Universo pode ser visto na constelação da Serpente, onde galáxias podem ser vistas umas dentro de outras.

O evento cósmico é conhecido como Objeto de Hoag e foi descoberto em 1950. O Objeto de Hoag é uma galáxia rara, de aproximadamente 100.000 anos-luz de diâmetro, e tem forma de anel.

Uma nova imagem registrada pelo Telescópio Hubble da NASA, e analisada pelo geofísico Benoit Blanco, mostra um anel brilhante de bilhões de estrelas azuis formando um círculo perfeito em torno de uma esfera menor e mais densa de estrelas vermelhas.

Os astrônomos ainda não sabem o que teria criado o fenômeno cósmico. Isso porque as galáxias anelares representam menos de 0,1% de todas as galáxias, o que dificulta o estudo, informa o portal Live Science. 

© Foto / Benoit Blanco/NASA, ESA, HubbleObjeto de Hoag
Misterioso acoplamento de galáxias intriga especialistas (FOTO) - Sputnik Brasil
Objeto de Hoag

Antes existia a hipótese de que a formação diferenciada de anéis da galáxia fosse uma ilusão de óptica causada por lentes gravitacionais. Entretanto, essa não é a única hipótese, já que também é sugerido que o Objeto de Hoag tenha sido uma galáxia simples que, após colisão com uma galáxia vizinha, criou um buraco através do centro do disco, bem como uma deformação permanente.

Caso isso tenha ocorrido, provavelmente teria sido há muito tempo, fazendo com que suas evidências desaparecessem e tornando o Objeto de Hoag em um dos grandes mistérios do Universo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала