Viatura da polícia é atingida por granada em Belfast, na Irlanda do Norte

© AP Photo / Peter MorrisonPolicial faz patrulha de segurança em Belfast, na Irlanda do Norte
Policial faz patrulha de segurança em Belfast, na Irlanda do Norte - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um veículo de patrulha policial foi atingido em um suposto ataque com granada no oeste de Belfast, capital da Irlanda do Norte, reportou a Sky News.

Policiais estavam conduzindo uma patrulha de rotina, na área de Falls Road, quando a viatura foi atingida por um objeto.

"Um estrondo alto foi ouvido e o Land Rover se dirigiu a um lugar seguro. Felizmente, nenhum dos policiais que estavam no veículo ficou ferido e não houve nenhum dano ao veículo", disse o superintendente Jonathan Roberts, conforme reportou o canal local Belfastlive.

O incidente ocorre a poucos dias das eleições legislativas no Reino Unido, que devem ocorrer em 12 de dezembro.

"Tratou-se, sem dúvida, de uma tentativa de matar ou ferir policiais", comentou um responsável da polícia em comunicado, lançando um apelo a testemunhas pedindo cooperação, reportou a AFP.

A eleição estará centrada na questão do Brexit, tema que recolocou a questão da Irlanda do Norte no centro da agenda europeia.

Durante três décadas, os republicanos nacionalistas, em sua maioria católicos, e os unionistas, majoritariamente protestantes, combateram em torno da questão da manutenção da Irlanda do Norte no Reino Unido.

O conflito, cuja fase aguda durou entre 1968 e 1998 e contou com a participação do Exército britânico, fez mais de 3.500 vítimas.

O acordo de paz de Sexta-Feira Santa, assinado em 1998, estipulou uma partilha de poder no executivo e uma fronteira aberta entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

© AP Photo / Peter MorrisonCampanha contra o fechamento da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte após o Brexit, em outubro de 2019
Viatura da polícia é atingida por granada em Belfast, na Irlanda do Norte - Sputnik Brasil
Campanha contra o fechamento da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte após o Brexit, em outubro de 2019

Em meio ao Brexit, não está claro se a fronteira irá permanecer aberta, uma vez que a República da Irlanda é membro da União Europeia e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, irá sair do bloco.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала