A previsão é que os primeiros quatro caças Rafale sejam recebidos pelo país em maio de 2020, após o treinamento dos pilotos e das equipes de solo, além de passar por testes na França.
Originalmente, os caças deveriam ser equipados com mísseis ar-ar Mica, que também integram os Mirage 2000, entretanto seriam reforçados com mísseis Meteor posteriormente, segundo o portal EurAsian Times.
Os indianos decidiram solicitar os mísseis Meteor logo depois do aumento da tensão entre a Índia e o Paquistão, após o país enviar seus Su-30MKI e outros caças para interceptar aeronaves paquistanesas.
Na ocasião, os F-16 paquistaneses estavam equipados com mísseis ar-ar de médio alcance AIM-120C (AMRAAM), que possuem alcance de aproximadamente 100 quilômetros, fazendo com que os indianos pensassem em reforçar o poder de fogo de seus caças.
O Meteor possui velocidade Mach 4, é de longo alcance e guiado por radar ativo (BVRAAM), além de contar com um banco de dados bidirecional, que fornece atualizações sobre o alvo durante o percurso. Ele também é capaz de fornecer informações sobre diversos alvos e possui um alcance de aproximadamente 150 quilômetros.
Com isso, a Índia pretende equipar sua frota de caças com esses mísseis "mortais" com o principal objetivo de enfrentar seus inimigos regionais, que não possuem mísseis com as mesmas qualidades do Meteor.